Mariana’s Web

Deep Web é a parte da internet não alcançável pelos mecanismos de busca padrão. Para acessá-la é necessário usar um navegador específico, o TOR – The Onion Ring. Como dificulta a identificação do usuário, a Deep Web é usada por quem tenta se manter no anonimato, como ativistas e dissidentes políticos.

A proporção entre a internet conhecida – chamada Surface – e a Deep Web é comparável à ponta de um iceberg com a parte dele submersa. Por isso, ela também é conhecida como Mariana’s Web, uma referência à Fossa das Marianas, a região mais profunda dos oceanos, com quase 11 km de profundidade. O abismo fica nas Ilhas Marianas, no Mar das Filipinas. O nome refere-se a Mariana da Áustria, esposa do rei Felipe IV da Espanha; este, neto do Felipe que deu nome às Filipinas.

Etimologicamente, Mariana significa pertencente a Maria. Mais uma vez, a tecnologia homenageia a Mãe de Deus.

A internet é a última fronteira da liberdade humana, liberdade perseguida pelos governantes ávidos por censura. Se é verdade que a Mariana’s Web é usada por pessoas inescrupulosas, também é verdade que a ela se pode aplicar os versos de Manuel Bandeira:

És como a vida, que é santa

Pesar de todas as quedas

***

Anúncios